Escola

Quem somos?

Somos uma Instituição Cristã Confessional, adotando a metodologia de Educação por Princípios que é fundamentada numa pedagogia tradicional/clássica de ensino.
Entendemos que não existe educação neutra e que educar é um projeto de vida, por este motivo utilizamos um método histórico cristão que propõe aprendizagem através de quatro passos: Pesquisar, Raciocinar, Relacionar e Registrar.
Os princípios focados durante o processo de aprendizagem são encontrados dentro de cada conteúdo e as ferramentas pedagógicas utilizadas habilitam o aluno a raciocinar da causa para o efeito, analisando fontes primárias e descobrindo o que está por trás do conceito estabelecido.

Nossa visão é:

“Com excelência educacional, formar cidadãos capazes de identificar sua vocação, desempenhar uma liderança servidora que expresse um caráter irrepreensível, sendo resposta para as necessidades da sociedade.”

Nossa missão é:

“Educar por meio da apropriação de princípios com um alto padrão de ensino e aprendizagem.”

Desejamos que o aluno seja um pensador independente, capaz de pesquisar, raciocinar, relacionar e registrar suas conclusões com convicção, conhecendo a herança de sua nação com a responsabilidade de manter a liberdade civil, capaz de relacionar valores bíblicos a um mundo em constante mudança, deixando um legado para as próximas gerações.

O que significa a palavra Dunamys?

O nome dado a escola surgiu da análise do seu significado:
No grego, é a raiz das palavras: dinâmico, dinamite e dínamo, com sentido de energia constante.
No hebraico, significa poder ou virtude.
É a palavra utilizada no texto bíblico de Atos 1:8 (Bíblia Sagrada)
“Mas recebereis Poder ao vir sobre vós o Espírito Santo de Deus.”
Significado: Poder de Deus que habita em nós!

O que significam as cores Dunamys?

Preto - Tradição

laranja - Criatividade

Cinza - Inovação

FILOSOFIA - O que pensamos?

A Escola Dunamys, em conformidade com os objetivos firmados pela Base Nacional Comum Curricular, entende que todo o indivíduo vem ao mundo trazendo consigo uma bagagem biológica, emocional e espiritual. Desta forma o aluno é visto como um ser único, pois não há alunos “comuns” ou “incomuns”, há apenas alunos especialmente criados à semelhança de Deus, com propósitos e vocações particulares, sendo que a autoridade de educar filhos é dada por Deus aos pais, os quais, por sua vez delegam parte da responsabilidade da educação de seus filhos à escola, que tendo seus professores e auxiliares escolares inseridos neste fluxo de autoridade, praticam uma abordagem tutorial, buscando ensinar ao aluno e não a classe, colocando em prática o princípio da individualidade, respeitando o que é singular em cada ser: sua forma de aprender e de expressar aquilo que aprende.

DECLARAÇÃO DE FÉ - Como Instituição Cristã Confessional, declaramos como expressão de fé:

  • Que Deus é o criador e reconhecemos Sua plena soberania em todas as áreas do conhecimento.
  • Que Jesus Cristo, o marco zero entre as eras, é o filho de Deus, nosso Salvador e que a aceitação do seu sacrifício liga pessoas de todas as crenças, culturas, etnias e nações novamente a Deus.
  • Que o Espírito Santo é a presença manifesta de Deus e que o nosso relacionamento pessoal com Deus se dá através da pessoa Dele.
  • Que cada indivíduo é único e criado a imagem e semelhança de Deus, para viver em plenitude o Seu propósito e para a realização do qual já recebeu todo potencial necessário, com o fim de estabelecer justiça, alegria e paz.
  • Que a Bíblia é a Palavra de Deus e seu conteúdo é atemporal, acultural, historicamente genuíno e conclusivo, pois se estabelece como verdade absoluta.
  • Que a educação dos filhos é entregue por Deus aos pais e que a conduta moral deve estar baseada na autoridade bíblica para a formação da família e aplicação da disciplina.

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS - Estabelecemos nossas práticas sobre os Princípios de:

  • Trabalho: Ferramenta essencial para desenvolver o Caráter, com elevado padrão ético e solidez moral, enfatizando a prestação de contas.
  • Administração: Desenvolver Mordomia atribuindo valor inegociável ao cuidado, à conservação e responsabilidade social, para gerenciar bem em qualquer instância de governo.
  • Liberdade: Desenvolver Autogoverno a partir da seguinte premissa: “Quanto maior o controle interno menor a necessidade de controle externo”.
  • Obediência: Elaborar uma base sólida de crescimento, permitindo, com ênfase positiva e gradativa, a frustração para o reconhecimento do princípio de causa e efeito, Semeadura e Colheita.
  • Diversidade: Aceitar que a diversidade revela o potencial inato de cada um. Desenvolver habilidades relacionadas ao potencial, alcançando capacidades que ajudarão na identificação da vocação. Validar a atuação no grupo através da Individualidade.
  • Unidade: Princípio fundamental no exercício do governo, pois pressupõe Aliança, o que estabelece força de impacto nas decisões.
  • Convicção: Construir uma certeza pessoal, independente da emoção, a respeito da Soberania de Deus.

METODOLOGIA - Como pensamos?

A Educação por Princípios é uma metodologia de ensino que se caracteriza por um processo reflexivo de aprendizagem que parte de princípios, estimulando o raciocínio do interno para o externo, da causa para o efeito. É uma abordagem clássica por natureza, dando ênfase dentro do currículo às Ciências Humanas, à Lógica (arte de pensar e raciocinar de maneira justa), à Retórica (arte de falar com propriedade, elegância e força), ao estudo das Línguas, das Artes Plásticas, da Música e dos clássicos da Literatura.
Para que se obtenha este enfoque reflexivo no estudo do currículo, aplica-se o método PRRR – PESQUISAR, RACIOCINAR, RELACIONAR E REGISTRAR. Seguir estes 4 passos na construção do conhecimento, é uma evidência da identidade da Educação por Princípios, pois o método é primeiramente utilizado pelo professor, que na elaboração do plano de pesquisa e dos planos de aula segue os mesmos passos.

LINHA PEDAGÓGICA - Como desenvolvemos o que pensamos?

Somos uma escola de Educação por Princípios Bíblicos, os conteúdos são desenvolvidos com uma pedagogia Tradicional/Clássica que privilegia a apresentação dos conteúdos ao aluno para que se aproprie deste conhecimento dentro do seu contexto social e da Base Nacional Comum Curricular para a faixa etária, sendo que são propostos objetivos específicos no desenvolvimento de habilidades e competências no grupo e individualmente. Desejamos que o aluno seja um pensador independente, capaz de pesquisar, raciocinar, relacionar e registrar suas conclusões com convicção, conhecendo a herança de sua nação com a responsabilidade de manter a liberdade civil, capaz de relacionar valores bíblicos a um mundo em constante mudança, deixando um legado para as próximas gerações.